segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Sugestão de primeiro encontro com grupo de gestantes



        1-     Apresentação do Profissional, esclarecimento do dia, horário, duração dos encontros, número de encontros, informar sobre o sigilo das informações e sobre faltas.


2     2-   O Profissional psicólogo pode recorrer a aplicação de alguns instrumentos de avaliação de saúde mental da gestante. Costumo avaliar Ansiedade, Stress e Depressão, aquelas que apresentarem níveis elevados de ansiedade, stress ou depressão é necessário informar que essas devem procurar tratamento especializado com profissionais da saúde mental, como  psicoterapia.


4     3-    Apresentação das gestantes
·         Nome
·         Idade
·         Quantos filhos têm
·         Sexo do bebê
·         Mês de gestação
·         Se foi planejado ou não
·         Com quem mora
·         Dificuldades para participar dos encontros

5   
            4-   Realizar dinâmica de integração, para que as gestantes possam se conhecer melhor e estabelecer empatia entre o grupo.
       Sugestão de Dinâmica
        Dinâmica "Linha da vida"
Entregar uma folha para cada gestante e pedir para que faça uma linha reta na horizontal na folha e marque-a com traços na vertical indicando as idades em que fatos importantes na vida delas ocorreram.
Exemplo, em 1980 nasci, com 7 anos fui a escola, com 15 engravidei pela primeira vez, aos 25 separei etc.
Pedir para que elas apresentem a sua linha da vida para as demais gestantes.
Nessa linha da vida frise que é importante relatar principalmente sua vida familiar, fatos importantes, se ela se dá bem com sua mãe ou não, se a mãe é viva ou não, se passou por cirurgia, se teve doenças, quantos irmãos têm, etc, fatos importantes.
Na parte de traz da folha essas devem fazer uma linha novamente na horizontal, só que agora elas devem escrever sobre o futuro, como elas acreditam que estarão daqui há 3 meses, seis meses, um ano, cinco anos e 10 anos.
Tente fazer isso pensando em relação a maternidade, como ela se vê, se trabalhando, cuidando dos filhos, casada, divorciada, tendo uma vida ou se dedicando a maternidade.
 

       5- Finalização do encontro
·         Solicite as gestantes que avaliem o que acharam do encontro.

·         Informar o tema da próxima semana

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Dicas de como trabalhar com grupo de gestantes

Tenho recebido e-mail de psicólogos de várias  partes do Brasil, pedindo "uma luz" em como trabalhar com grupo de gestantes.
Iniciarei então hoje com algumas dicas e irei também colocando aqui no blog alguns modelos de trabalho.

Primeiramente informo que o modelo de atendimento a gestante que informarei aqui não é psicoterapeutico, mas sim, modelos de grupos informativos, que muitas vezes ajuda a diminuir a ansiedade da gestante.

Dica 1: é interessante que o grupo seja homogêneo, ou seja, só com gestantes de "primeira viagem", ou só com gestantes que já são mães de pelo menos um filho já nascido, ou ainda apenas com gestantes do segundo trimestre ou apenas do terceiro trimestre.
Isso ajuda nas discussões, na interação do grupo, pois todas estarão na mesma fase e as ansiedades, medos, dúvidas em geral serão semelhantes.

Dica 2: leia, se informe, entenda bem sobre a psicologia da gravidez, parto e puerpério. Existem vários livros e artigos sobre o tema, além de existirem cursos maravilhosos como os do Instituto Gerar: escola de pais, na cidade de São Paulo. Se você não entender do assunto, não conseguirá fazer um bom trabalho, e não vale pensar "Sou mãe, já passei por tudo isso, sei como é", isso não ajudará em nada em um bom trabalho. O bom trabalho vem dos estudos e dedicação do profissional.
Dicas de leituras você pode encontrar nesse blog na sessão "Livros e Filmes" e onde realizar cursos, você pode entrar na sessão "Cursos e Eventos"

Dica 3: leia novamente atentamente a dica 2, ela é muito importante.

Postarei seis modelos de encontro
Segunda-feira 21/01 apresentarei um modelo de como trabalhar no primeiro encontro.

Espero que possa ajudar aos profissionais psicólogos que trabalham com gestantes, principalmente na área da saúde.
Abraços
Rafaela Schiavo