sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Dicas de como trabalhar com grupo de gestantes

Tenho recebido e-mail de psicólogos de várias  partes do Brasil, pedindo "uma luz" em como trabalhar com grupo de gestantes.
Iniciarei então hoje com algumas dicas e irei também colocando aqui no blog alguns modelos de trabalho.

Primeiramente informo que o modelo de atendimento a gestante que informarei aqui não é psicoterapeutico, mas sim, modelos de grupos informativos, que muitas vezes ajuda a diminuir a ansiedade da gestante.

Dica 1: é interessante que o grupo seja homogêneo, ou seja, só com gestantes de "primeira viagem", ou só com gestantes que já são mães de pelo menos um filho já nascido, ou ainda apenas com gestantes do segundo trimestre ou apenas do terceiro trimestre.
Isso ajuda nas discussões, na interação do grupo, pois todas estarão na mesma fase e as ansiedades, medos, dúvidas em geral serão semelhantes.

Dica 2: leia, se informe, entenda bem sobre a psicologia da gravidez, parto e puerpério. Existem vários livros e artigos sobre o tema, além de existirem cursos maravilhosos como os do Instituto Gerar: escola de pais, na cidade de São Paulo. Se você não entender do assunto, não conseguirá fazer um bom trabalho, e não vale pensar "Sou mãe, já passei por tudo isso, sei como é", isso não ajudará em nada em um bom trabalho. O bom trabalho vem dos estudos e dedicação do profissional.
Dicas de leituras você pode encontrar nesse blog na sessão "Livros e Filmes" e onde realizar cursos, você pode entrar na sessão "Cursos e Eventos"

Dica 3: leia novamente atentamente a dica 2, ela é muito importante.

Postarei seis modelos de encontro
Segunda-feira 21/01 apresentarei um modelo de como trabalhar no primeiro encontro.

Espero que possa ajudar aos profissionais psicólogos que trabalham com gestantes, principalmente na área da saúde.
Abraços
Rafaela Schiavo

4 comentários: