sábado, 19 de fevereiro de 2011

O Sono na Gestação

Muitas gestantes no inicio do primeiro trimestre sentem muito sono durante o dia, podendo este fato ser caracterizado como hipersonia. Existem algumas explicações para este fenômeno, como por exemplo, durante a gravidez é elevado à quantidade do hormônio progesterona no organismo da mulher e este hormônio tem um efeito sedativo no Sistema Nervoso Central (SNC). Este hormônio tem como segunda função na gravidez o tornar disponível para o uso fetal quantidade adicionais de nutrientes que ficam armazenados no endométrio, além disso, ele inibe a musculatura uterina, fazendo que permaneça relaxada durante todo gravidez. O sono excessivo em gestantes pode ser sinal também de anemia.
Outra maneira de explicar o sono excessivo de gestante no primeiro trimestre é da psicanálise. Durante a gestação a mulher re-atualiza suas vivencias infantis, o recém-nascido dorme cerca de 16 à 18 horas, a gestante então num processo de regressão dorme também como um bebê.
Assim como existem mulheres no inicio da gravidez que apresentam hipersonia, há também gestantes que manifestam insônia, podendo este fato ser explicado pelo aumento do hormônio estrógeno no organismo da gestante que pode provocar estado de alerta, este hormônio tem efeito estimulante.
O Stress e Ansiedade no primeiro trimestre de gestação podem também levar gestantes a manifestarem insônia. A expectativa com tudo que está acontecendo, com tantas transformações no corpo e na cabeça da mulher, preocupações em saber se está tudo bem com o bebê, entre outras coisas, podem levar a alta ansiedade ou stress neste primeiro trimestre. Também é no começo da gravidez que a mulher tem que mudar o seu habito de dormir, principalmente se está acostumada a pegar no sono na posição de bruços, os seios ficam muito sensíveis desde os primeiros dias, deitar de barriga pra cima também não ajuda as que têm tendência ao ronco ou apnéia, estes incômodos vão ocorrendo diferencialmente de mulher para mulher, e há também aquelas que não sentem durante a gestação nenhuma alteração no sono.
            Quando a gestante está no segundo trimestre parece que as coisas vão se acomodando, e toda aquela ansiedade, vai se escondendo, e a gestante pode novamente desfrutar de uma tranqüila noite de sono, ou menor sonolência durante o dia, mas a medida que se aproxima o terceiro trimestre, as angustias retornam, a barriga incomoda na hora de achar uma posição para dormir, a preocupação com o parto, com o corpo, com o futuro, se será boa mãe etc, isso tudo pode causar períodos de insônia na gestante, gerando assim novamente incômodos para a mulher. A privação de sono pode levar ao aumento de agressividade gerando conflitos entre o casal, aumento do apetite e conseqüentemente o aumento do peso, perca da memória e falta de atenção.
Quando a insônia ou a hipersonia começam a atrapalhar a vida da gestante ou do casal é a hora de procurar um profissional da saúde.
Rafaela de Almeida Schiavo
Psicóloga Clínica e Perinatal
CRP-SP 06/93353

Telefone: (14) 3223-6623
Celular: (14) 8145-7169
Rua Azarias Leite 12-57
Altos da Cidade – Bauru –SP
rafaelaschiavo@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário