terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Ética e parto


Hoje escutamos falar em Humanização do Parto, no ano passado em novembro de 2010 ocorreu a III Conferencia Internacional sobre Humanização do Parto e Nascimento em Brasília. Se o parto e nascimento estivessem ocorrendo de forma ética em nosso país, não haveria a necessidade de se falar em Humanização do Parto.
A humanização do parto não se refere a tratar com gentileza e “humanidade” as pacientes do Centro Obstétrico. A humanização do parto tem a ver com a posição que a parturiente ocupa neste cenário.
Em vários lugares do mundo, o parto é visto de uma forma muito natural e fisiológica, onde grande parte da população tem o parto em sua própria residência, com profissionais especializados que deixam a natureza fluir. Já em outros lugares incluindo o Brasil, o parto não é visto como um evento fisiológico que faz parte do desenvolvimento normal do ser humano, precisando desta forma de intervenção e chegando até mesmo ao ponto de haver uma medicalização do parto.
Na maioria das maternidades privadas, as taxas de cesárea chegam a 80, 90 ou até 100%. As opções são poucas e  desanimadoras: quando não é cesárea, é um parto “normal” repleto de intervenções, ou seja, deixa de ser um parto normal, e passa a ser apenas um parto vaginal.
A falta de ética no cenário do parto e nascimento hoje está justamente na impossibilidade da mulher poder ter escolhas. E isso é feito da forma mais obscura possível, a mulher pensa que está escolhendo, muitas vezes se sente super segura de sua escolha, porém na realidade, ela nem teve a oportunidade de conhecer as outras formas, para assim poder realmente de fato fazer a sua escolha, de como será o seu parto.
O que encontramos hoje no Brasil é o modelo alienado de parto e nascimento, o modelo hospitalar, tecnológico, onde a parturiente perde o papel de protagonista da cena.
Se você quer saber um pouco mais sobre o protagonismo da mulher no parto, venha participar de uma oficina para gestantes que será realizada no dia 12.02 e no dia 19.02 faremos um Workshop para gestantes, nossa equipe é formada por 3 psicólogas de formação perinatal, onde duas delas são além de psicólogas também Doulas.
Mais informações a respeito da Oficina ou do Workshop ligue para 81457169
Rafaela de Almeida Schiavo
Psicóloga Clínica e Perinatal
CRP-SP 06/93353

Telefone: (14) 3223-6623
Celular: (14) 8145-7169

Rua Azarias Leite 12-57
Altos da Cidade – Bauru – SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário