terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Saiba sobre (parte 3)

Esta será a ultima sequencia da semana do "saiba sobre".
O Ciclo Gravídico Puerperal é marcado por alterações emocionais características desse período com possibilidade de desencadear transtornos psíquicos significativos comprometendo a saúde mental da mulher. Fatores sociais e psicológicos maternos podem influenciar o desenvolvimento da gestação, bem como o bem-estar e saúde da mãe e do feto. A maneira como a gestante vivência as mudanças pode também influenciar na constituição da maternidade e na relação mãe-bebê.
É também no período gravídico puerperal que a mulher se torna mais vulnerável aos transtornos mentais, principalmente em relação aos transtornos de humor, isso ocorre principalmente por causa das alterações hormonais durante a gestação e pós–parto, devendo sempre ser considerados estes eventos hormonais ao se avaliar alterações psicopatológicas no período perinatal. Uma pesquisa realizada por Falcone e cols. (2005) com 103 gestantes brasileiras (71 adultas e 32 adolescentes), indicou que 46% das gestantes adultas e 37% das gestantes adolescentes que participaram do estudo, apresentaram alta prevalência de transtornos afetivos. Os transtornos psiquiátricos na gestação e no puerpério são comuns, esses costumam acometer principalmente pacientes que já tenham história de patologia psiquiátrica prévia.
Andersson e cols (2003) pesquisaram quais transtornos psiquiátricos são mais prevalentes em mulheres no segundo trimestre de gestação. Participaram da pesquisa 1734 gestantes suecas. Os resultados indicaram que 14% das participantes apresentaram algum transtorno psiquiátrico, 3,3% apresentaram depressão maior, 6,9% depressão menor e 6,6% apresentaram transtornos de ansiedade. Outro estudo realizado com 120 gestantes adolescentes brasileiras, indicou que, 23% das participantes, apresentaram ansiedade, 21% depressão e 17% ideação suicida. O tratamento oferecido às gestantes que apresentam distúrbios do humor é importante para prevenir implicações ao desenvolvimento infantil.
Nossa, mas porque tudo isso ocorre justamente em um período tão especial na vida da mulher? Não é na gestação que a mulher se completa, se sente a pessoa mais feliz do mundo? Bom esta será uma outra conversa, em um novo tópico, mas existe uma explicação do motivo pelo qual a gestação se torna um período potencial de CRISE para a mulher. Na realidade existem 3 principais períodos potenciais de crise na vida da mulher : Menarca (primeira menstruação, onde a menina passa a ser mulher); Período Perinatal (gestação, parto e puerpério) e a Menopausa (fim do ciclo mestrual). Estes são períodos onde existem maior relatos de manifestação de transtornos psicológicos em mulheres. Sendo que o período perinatal, ainda é o de maior risco.
Crise é uma perturbação temporária de um estado de equilíbrio, pode referir-se tanto aos períodos de transição inesperados, tais como; mudanças no meio ambiente (desastre natural); na esfera socio-afetiva (perda de uma pessoa significativa); esfera biológica (uma doença incurável ou de difícil tratamento); esfera evolutiva (adolescência, gestação, menopausa etc). As transições são marcos importantes na vida dos sujeitos, envolvendo mudanças significativas, reorganizações e aprendizagens. Ter um filho, iniciar vida profissional, casar-se, descasar-se, aposentar-se, entrar na menopausa são exemplos de situações de transição que podem ou não ser vividas como crise.
Portanto, o período perinatal é apenas um período potencial para a crise, não significa que todas as mulheres vão manifestar transtornos psíquicos, mas os profissionais de saúde que trabalham com esta população devem estar muito atentos, pois muitas vezes esquecemos que a notícia da chegada de um filho nem sempre é SÓ, motivo de felicidade e alegria, há também outros sentimentos que estão presentes que podem ser uma chavinha pra o desencadeamento dos transtornos psíquicos neste período.

3 comentários:

  1. Olá Rafaela!
    Achei muito interessante seu blog. Gostaria de saber se você poderia me mandar a referência completa do Andersson e cols (2003) pois me interessei em ler. Estou pensando em fazer meu TCC relacionado a ansiedade e gravidez e essa referencia seria muito util para mim. Grata!

    ResponderExcluir
  2. Olá Jéh, claro que passo a referência.
    ANDERSSON, L et al. Point prevalence of psychiatric disorders during the second trimester of pregnancy: a population-based study. Am. J. Obstet. Gynecol. v.189, n.1, p.148-154, jul 2003.

    Espero ter ajudado.
    Bom trabalho no TCC e o que precisar se puder ajudar, pode contar comigo.
    Bjão.

    ResponderExcluir